Skip to main content

Perguntas frequentes gerais

 

1. O que é um MOOC self-paced?

Um MOOC  self-paced  é um Curso Aberto Online Massivo (em Inglês, Massive Online Open Course ou MOOC) cujo conteúdo está disponível por um período que varia entre 3 e 9 meses. Isso é diferente de um MOOC  instructor-paced, onde o conteúdo é liberado semanalmente por 4 à 7 semanas, ou seja, pelo tempo exato que o curso exige para ser concluído.

O aprendizado é self-paced e independente, de modo que os participantes definem seu próprio ritmo para concluí-lo. Em um MOOC individualizado, os alunos podem se inscrever a qualquer momento durante a publicação do curso pelo período em que ele permanece aberto. Eles não precisam necessariamente começar quando o curso for aberto. Você terá mais tempo para concluir as atividades do curso e obter seu certificado verificado por meio deste modo.

2. Qual a diferença entre fazer o curso na modalidade assistente ou certificado verificado?

Modalidade de assistente: esta opção permite acessar gratuitamente os materiais do curso por tempo limitado. No entanto, você não poderá realizar as atividades avaliadas ou obter um certificado ao final do curso. 

Modo de certificado verificado: você terá acesso ilimitado a todo o conteúdo do curso, incluindo as atividades avaliadas. Se você terminar o curso com nota igual ou superior a 65 %, receberá o certificado e distintivo digital. Este distintivo permite que você compartilhe suas realizações acadêmicas e profissionais em redes sociais.  

3. Como posso me qualificar para o auxílio financeiro para obter o certificado e crachá digital?

 A EdX oferece assistência financeira para estudantes que desejam obter um certificado verificado, mas não podem pagar a taxa correspondente. Os alunos qualificados podem receber até 90 % de desconto no valor do certificado verificado para um curso. 

Para solicitar assistência financeira, preencha o formulário neste link.

4. Por quanto tempo terei acesso ao curso?

  • Se você se registrou no modo "certificado verificado", terá acesso por tempo ilimitado. Você ainda pode acessar a plataforma e revisar os materiais de estudo mesmo que a edição do curso esteja arquivada (13 de fevereiro de 2023).
  • Se você se inscreveu na modalidade "assistente", considere que para cursos ministrados como self-paced, você terá 10 semanas para concluí-lo. Por exemplo, se o curso estiver aberto por três meses, mas o período estimado para visualizar todo o conteúdo for de dez semanas, você terá dez semanas de acesso a partir da data de inscrição.

Ao longo do curso, você será informado quando seu acesso irá expirar. Aproveite para rever ou baixar os materiais de seu interesse antes desse dia. 

Lembre-se de verificar as datas personalizadas neste link

5. Se inicialmente optei por fazer o curso como assistente, posso fazer a alteração para optar por um certificado de curso verificado?

Sim, você deve fazer a alteração até 4 de fevereiro de 2023 às 18h59, Washington D.C. (6 de fevereiro de 2023, 23h59 UTC). 

6. Como obtenho um certificado de conclusão?

O acesso ao conteúdo do curso é totalmente gratuito. No entanto, para obter um certificado de conclusão, deve estar registado na modalidade “certificado verificado” e cumprir os seguintes requisitos:

(1) Atingir uma nota final de 65% ou superior. 
(2) Pagar a taxa correspondente a cada curso.
(3) Execute corretamente o processo de verificação de identidade edX, seguindo as instruções deste guia.

7. Quando e como meu certificado de aprovação e distintivo digital estarão disponíveis?

O certificado e o distintivo digital estão disponíveis apenas para participantes no modo de certificado verificado. Se você atingiu a pontuação mínima exigida (65/100 pontos), pagou a taxa do curso e realizou o processo de verificação de identidade, você pode baixar seu certificado de sua conta edX (seção "Meus cursos") ou pela aba "Progresso" imediatamente após ter alcançado a nota mínima, sem ter que esperar a data de encerramento do curso. Lembre-se que nenhum tipo de certificado será enviado para seu endereço ou e-mail. 

Os alunos que obtiverem o certificado neste curso também receberão um distintivo digital do endereço de e-mail do BID Credentials (obf@openbadgefactory.com). Para todos os cursos deste ano de 2022, a equipe do BID enviará os crachás digitais em massa em três datas:

  • Se você obteve seu certificado antes de 31 de maio, receberá seu distintivo digital (digital badge) em junho de 2022.
  • Se você obteve seu certificado entre 31 de maio e 27 de setembro, receberá seu distintivo digital (digital badge) em outubro de 2022.
  • Se você obteve seu certificado antes de 27 de setembro de 2022 e 3 de janeiro de 2023, receberá seu distintivo digital (digital badge) a partir janeiro de 2023.

Caso não receba este e-mail, prossiga com os seguintes passos:

* Verifique sua caixa de correio de lixo eletrônico ou spam, pois pode ter ido para lá.

** Também pode criar uma conta no Open Badge Passport (através do e-mail onde recebeu a mensagem), e encontrará as suas credenciais digitais. 

Você pode entrar em contato com nossa equipe através do formulário de contato de ajuda do INDES se tiver alguma dúvida.

8. E se eu tiver crachás digitais em outra plataforma e eles não aparecessem na nova plataforma?

A AcademiaBID alterou recentemente a sua plataforma de credencial digital. Se você possui distintivos (badges) na antiga plataforma Badgr, neste link, você encontrará todas as informações de como importar os badges ganhos para este novo espaço.

Essa importação permitirá que você aproveite os novos recursos. 

Você pode:

  • Faça parte de uma comunidade de profissionais, conecte-se e construa redes com outras pessoas, departamentos do BID, organizações parceiras, iniciativas e regiões.
  • Enriqueça suas credenciais com exemplos de seu trabalho
  • Solicitar que outras pessoas endossem ou endossem suas credenciais
  • Defina objetivos de aprendizagem.

Você pode encontrar todas as informações sobre nossas credenciais digitais neste link.

Abaixo, você encontrará um link para todas as nossas ofertas de cursos:

Cursos do BID

9. Qual é prazo para completar as tarefas do curso?

  • Se você se cadastrou no modo assistente, deverá concluí-lo em 10 semanas, contados a partir do dia do seu cadastro (para informações mais detalhadas, consulte suas datas personalizadas neste link). 
  • Se você se inscreveu no modo certificado verificado, deve concluir as atividades e responder aos questionários até 13 de fevereiro de 2023 às 23h59, horário de Washington DC, (14 de fevereiro de 2023 às 04h59 UTC) data em que o curso fecha. A plataforma edX mostrará na aba de datas um cronograma de progresso do curso sugerido para ajudá-lo a planejar e controlar o ritmo de seus estudos. Você pode alterar as datas de vencimento clicando no botão "Alterar datas de vencimento" ou "Shift due dates".  

10. Posso alterar minha resposta a uma pergunta em um questionário de avaliação depois de verificá-la? 

Você tem duas oportunidades para responder as perguntas dos questionários de avaliação. 

11. Por que, em alguns cursos, uma pequena imagem de um lápis aparece em um caderno sob algumas subseções na página inicial do curso?

Isso significa que essa subseção contém pelo menos uma avaliação. Se você se inscreveu no modo de certificado verificado, terá tempo para responder a todas as perguntas do curso até 13 de fevereiro de 2023 às 23h59, horário de Washington DC, (14 de fevereiro de 2023 às 04h59 UTC) data em que o curso termina.

12. Meu dinheiro será devolvido se eu mudar de ideia depois de pagar pelo meu certificado? 

Para isso, você deve escrever diretamente para billing@edx.org explicando seu caso. Não se esqueça de incluir o número de referência do pagamento (número do pedido) e não forneça informações sobre o cartão usado para a transação.

13. Como funciona a aba "Datas"?

A plataforma edX mostrará na página "Datas" um cronograma de progresso do curso sugerido com base na data em que você se inscreveu. Essas datas são uma proposta que você pode seguir ou não. São sugestões personalizadas para ajudá-lo a planejar e controlar o ritmo de seus estudos.

Você pode enviar atividades ou questionários a qualquer momento até a data de término do curso. Se você vir que uma tarefa que não concluiu expirou ou se vir uma mensagem informando que não cumpriu o prazo sugerido, você pode alterar as datas de vencimento. Use o botão  "Shift due date" , conforme mostrado nesta imagem:

Imagem de exemplo

Por favor observe o seguinte:

  • Isso não afetará seu progresso no curso até o momento.
  • Você não verá este botão até que uma data de expiração sugerida seja perdida.
  • É impossível alterar uma data de validade sugerida antes que ela tenha passado.
  • É impossível alterar a data de término ou de vencimento em uma avaliação de resposta aberta. 
  • Nossa recomendação é ter em mente a data de encerramento do curso.