Skip to main content

PERGUNTAS FREQUENTES GERAIS

1. O que é un MOOC self-paced?

Um MOOC self-paced é um curso massivo online aberto (em inglês, Massive Online Open Course ou MOOC), que se caracteriza por seu conteúdo estar disponível por um período que oscila entre 3 e 9 meses. É diferente de um MOOC instructor-paced, onde o conteúdo é exibido semanalmente por um período de 4 a 7 semanas, ou seja, pelo tempo exato que o curso exige para ser concluído.

Em um MOOC self-paced, os alunos podem se inscrever a qualquer momento durante a publicação do curso e no período em que ele permanecer aberto, ou seja, não precisam necessariamente ser iniciados na abertura do curso. A aprendizagem é autodirigida e independente, então cada participante define seu “próprio ritmo (self-paced)” para completá-lo. Com esta modalidade, você terá mais tempo para realizar as atividades do curso e obter seu certificado verificado.

2. Qual é a diferença entre fazer o curso na modalidade de assistente/ouvinte ou de certificado verificado?

Modalidade de assistente/ouvinte: Esta opção permite o acesso gratuito aos materiais do curso por tempo limitado, neste caso por 10 semanas a partir da data de sua inscrição (verifique as datas personalizadas neste link). Porém, você não poderá realizar as atividades de avaliação ou obter um certificado ao final do curso.

Modo de certificado verificado: Você terá acesso ilimitado a todo o conteúdo do curso, incluindo as atividades de avaliação. Além disso, você será elegível para um certificado verificado e distintivo ou credencial digital.

Se você for aprovado no curso com 65%, além do certificado, receberá um distintivo digital adicional que permitirá transformar a maneira de compartilhar suas conquistas acadêmicas e profissionais.

3. Por quanto tempo terei acesso ao curso?

  • Se você se inscreveu no modo "certificado verificado", você terá acesso por tempo ilimitado, mesmo que o curso termine, você ainda poderá acessar o conteúdo e revisar os materiais de estudo, mas deverá concluir as atividades qualificadas até a data de encerramento (11 de fevereiro de 2022).
  • Se você se registrou no modo "assistente/ouvinte", terá acesso por 10 semanas a partir do dia de seu registro.

Ao longo do curso, você será informado quando seu acesso irá expirar. Aproveite a oportunidade para revisar ou baixar os materiais de seu interesse antes desse dia.

Lembre-se de verificar as datas personalizadas neste link.

4. Se eu inicialmente optar por fazer o curso na modalidade assistente/ouvinte, posso fazer a alteração e optar por um certificado verificado do curso?

Sim, você tem até 02 de fevereiro de 2022 às 18h59, Washington D.C. (02 de fevereiro de 2022, 23h59 UTC) para fazer esta alteração.

5. Como faço para obter um certificado de aprovação?

Lembre-se que o curso é totalmente gratuito, mas para obter um certificado de aprovação verificado,você deverá está inscrito na modalidade "certificado verificado" e cumprir os seguintes requisitos:


(1) Obter uma aprovação final de 65% ou mais.

(2) Pagar US$25, que é o custo de emissão de certificados estabelecido pela edX.

(3) Executar corretamente o processo de verificação de identidade do edX, seguindo as instruções deste guia.

6. Quando e como estará disponível meu certificado de aprovação?

O certificado e o distintivo digital estão disponíveis apenas para participantes no modo de certificado verificado. Se você atingiu a pontuação mínima exigida (65/100 pontos), pagou a taxa do curso e realizou o processo de verificação de identidade, você pode baixar seu certificado de sua conta edX (seção "Meus cursos") ou pela aba progresso imediatamente após ter alcançado a nota mínima, sem ter que esperar a data de encerramento do curso. Lembre-se que nenhum tipo de certificado será enviado para seu endereço ou e-mail.

Os alunos que obtiverem o certificado neste curso também receberão este distintivo digital. Para todos os cursos deste ano de 2021, a equipe do BID enviará de forma massiva os distintivos digitais em três datas:

  • Se você obteve seu certificado antes de 26 de maio, receberá seu crachá a partir de junho de 2021.
  • Se você obteve seu certificado entre 26 de maio e 29 de setembro, receberá seu crachá a partir de outubro de 2021.
  • Se você obteve seu certificado entre 29 de setembro de 2021 e 11 de fevereiro de 2022, receberá seu crachá a partir de março de 2022.

7. Qual é prazo para completar as tarefas do curso?

Se você se inscreveu como assistente/ouvinte, poderá completá-lo por 10 semanas a partir do dia de sua inscrição (para informações mais detalhadas, consulte suas datas personalizadas neste link).

Se você se inscreveu no modo de certificado verificado, deve concluir as atividades e responder aos questionários até 11 de fevereiro de 2022 às 23h59, horário de Washington DC, (12 de fevereiro de 2022 às 04h59 UTC) data do encerramento do curso. A plataforma edX mostrará, na aba de datas, um cronograma de progresso do curso sugerido para ajudá-lo a planejar e controlar o ritmo de seus estudos. Você pode alterar as datas de vencimento clicando no botão "Alterar datas de vencimento" ou "Shift due dates".

8. Posso mudar a minha resposta a uma pergunta após marcá-la?

Você tem duas oportunidades para responder as perguntas dos questionários de avaliação. Você tem apenas uma oportunidade para marcar as perguntas de verificação de sua participação em fóruns e atividades.

9. Por que aparece uma imagem pequena de um lápis e um caderdo azul ao lado do menu de temas, na coluna esquerda da tela?

Ela significa que a unidade possui ao menos uma avaliação. Se você está inscrito na modalidade de certificado verificado tem o tempo de responder a todas as perguntas do curso até o dia 11 de fevereiro de 2022 às 23h59, horário de Washington DC, (12 de fevereiro de 2022 às 04h59 UTC) data do encerramento do curso.

10. Recebo o meu dinheiro de volta se mudar de ideia depois de pagar o meu certificado?

Para isso, você deve escrever diretamente para billing@edx.org em inglês explicando o seu caso. Não se esqueça de incluir o número de referência de pagamento (order number) e, por favor, não envie informações sobre o cartão utilizado para a transação.